• Autor citado no texto

O que é preciso para se tornar Perito Judicial e como entrar neste mercado

Somente no ano passado, o Relatório “Justiça em Números 2018” revelou que existiam pelo menos 80 milhões de processos tramitando no Judiciário brasileiro no ano anterior. Isso reflete a demanda extraordinária de trabalho para peritos judiciais e assistentes técnicos judiciais.

Conforme estatística do próprio poder judiciário, a cada ano mais e mais processos são apresentados para julgamento junto aos tribunais brasileiros, e, na maioria dos casos, o juiz vai depender de um auxiliar com formação técnica ou científica para orientá-lo no momento de proferir sua sentença final. Esses auxiliares são chamados de peritos judiciais.

Qual o papel de um perito judicial?

No momento em que o juiz constata necessidade de auxílio para julgar um processo, em decorrência de a mesma versar sobre questões técnicas ou científicas, ele irá contar com auxílio de um profissional, já cadastrado junto ao Tribunal, cuja formação condiga com a discussão entre as partes – e o nomeará para que apresente um parecer técnico.

Fonte: https://exame.abril.com.br/

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ação de restituição do Plano Collor na Cédulas Rurais

O Plano Collor nas Cédulas Rurais foi sancionado em 1990, sob a lei Nº 8024 que declarou novos índices de reajuste para os saldos de cadernetas de poupança Rural do BTN (Bônus do Tesouro Nacional). Es

Revisão do FGTS 1999

Saiba como dar entrada no processo de revisão do saldo do FGTS A revisão do saldo do FGTS tem sido uma discussão recorrente entre os trabalhadores, e se tem cada vez mais se perguntado quem tem direit