• Autor citado no texto

Entenda qual a importância da auditoria na prestação de contas do condomínio

No começo de cada ano, ou em um novo mandato, recomenda-se a realização de uma auditoria na prestação de contas do cndomínio. Dessa forma, os síndicos e condôminos terão uma real situação financeira do condomínio, podendo tomar decisões para saber qual rumo deverão tomar nos próximos meses.


A maioria das vezes os condomínios procuram as auditorias quando estão passando por problemas de questão financeira. Entretanto, a auditoria corretiva auxilia apenas no momento em que o problema acontece, não agindo para prevenção de problemas futuros.


Sendo assim, o mais indicado é a realização de uma auditoria de forma regular e preventiva, contratando os serviços de uma instituição de credibilidade que atue com transparência, para que os resultados positivos sejam mais constantes.


Portanto, a auditoria em condomínios é de extrema importância para evitar irregularidades, como o recebimento de cotas em atraso, sem a entrada de verbas na conta do condomínio, acordos estabelecidos para concessão de descontos indevidos, superfaturamento, propina, desvio de dinheiro acobertados por documentos falsos e demais problemas que afetem a parte financeira.


Dessa forma, é possível realizar a verificação das contas e encontrar o responsável pelas irregularidades, podendo até mesmo acionar a justiça para ressarcir os prejuízos.


No conteúdo a seguir, vamos descrever sobre a importância da auditoria em condomínio, como ela é aplicada e demais informações relevantes. Continue acompanhando a leitura.


Saiba como funciona a auditoria de contas de condomínios


Contar com o apoio de uma empresa ou profissional especializado para a realização de auditoria pode ser um grande aliado para identificar desvios, fraudes ou até mesmo casos de má administração.


Tendo a ajuda de um profissional, pode promover um melhor controle financeiro e assegurar mais transparência nos gastos, contribuindo assim para um melhor aproveitamento dos recursos financeiros do condomínio.


Vale ressaltar que o serviço do auditor demanda conhecimentos específicos e constante atualização da legislação, tanto fiscal, como trabalhista. Assim, o profissional terá todo conhecimento necessário para estabelecer os recursos e técnicas de investigação, promover entrevistas para o levantamento de informações e dados, e realizar a avaliação e elaboração de relatórios.


É importante manter uma certa periodicidade na análise de prestação de contas, que pode ser uma auditoria mensal, trimestral, semestral ou anual, definida de acordo com o porte do condomínio.


Outro fator relevante é compreender a finalidade do trabalho de auditoria em condomínios, cujo objetivo é garantir que as contas, seja a de entrada de recursos, ou o pagamento de despesas, estejam asseguradas por documentos comprobatórios e em conformidade com o orçamento previamente aprovado pela assembleia do condomínio.


As áreas auditadas em um condomínio são:


● Pagamento de despesas básicas (salários e encargos);

● Contratos de terceirização (portaria, segurança, limpeza, manutenção e jardinagem);

● Contas de consumo (luz e água);

● Serviços de manutenção;

● Compras.


Sendo assim, a função da auditoria na prestação de contas do condomínio é assegurar que as transações financeiras estejam de acordo com a realidade e que estejam corretamente apresentadas, ou que seja informado eventuais divergências encontradas.


A auditoria pode ser de dois tipos:


  1. Auditoria preventiva - realizada com uma determinada periodicidade, de acordo com as necessidades do condomínio, sendo seu principal objetivo garantir a transparência e confiabilidade das informações e dados divulgados;

  2. Auditoria detectiva - realizada com objetivo de revisar as informações levantadas, com o foco na identificação de possíveis irregularidades e assim propor correções.


Agora que você já sabe como funciona a auditoria em condomínio e qual seu objetivo é importante saber quem contratar para realizar o trabalho com integridade e transparência.


Quem contratar para a função de auditor de prestação de contas de condomínio?


Como já mencionado anteriormente, a auditoria em condomínios é normalmente procurada pelos síndicos e/ou conselho fiscal para verificar se as contas estão corretas e se o condomínio está atuando em conformidade com a legislação. Mas muitas vezes, pode parecer aos administradores que trata-se de uma certa desconfiança por parte do síndico.


Para a função de auditor é preciso procurar por um profissional independente ou contratar os serviços de uma empresa especializada que possua uma equipe de auditores.


Além disso, é preciso da aprovação para prestação de contas pela Assembleia Geral Ordinária, a atuação de auditor dará mais segurança aos condôminos, sabendo que o trabalho será realizado por uma pessoa imparcial com capacitação técnica para dar uma opinião independente sobre a prestação de contas do condomínio.


Sendo assim, para atuar como auditor independente é preciso que o profissional seja bacharelado com formação em Ciências Contábeis, portanto o condomínio deve procurar por um contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade.


Já sabemos quem contratar para a auditoria em condomínio, mas qual o papel exercido pelo auditor? Descubra a seguir.


Qual a responsabilidade do auditor de condomínio?


Engana-se quem acredita que o auditor é a pessoa incumbida por justificar, defender ou até mesmo executar ações em relação a prestação de contas de um condomínio, essa função cabe ao síndico.


É responsabilidade do auditor por meio do cumprimento das Normas Brasileiras e Internacionais de Contabilidade executar o trabalho de auditoria e de acordo com as análises e evidências obtidas, emitir uma opinião técnica a respeito da prestação de contas por meio da elaboração de um relatório por escrito.


Ou seja, o auditor é um profissional contratado pelo condomínio para avaliar se a situação financeira avaliada corresponde a situação real do condomínio, portanto, trata-se de uma pessoa imparcial, que não irá tomar nenhum “partido”, executando seu trabalho com total transparência.


Para a contratação de uma empresa ou profissional, para realizar a auditoria do condomínio é preciso verificar, alguns aspectos como:


● Se a empresa ou profissional possui registro no Conselho Regional de Contabilidade;

● Se no cadastro na Receita Federal da empresa a sua atividade econômica está descrita como “atividades de consultoria e auditoria contábil e tributária”;

● Se o profissional responsável pela elaboração do Relatório de Auditoria é um contador com registro no Registro Regional de Contabilidade.


Você já entendeu o papel exercido pelo auditor em condomínios, confira a seguir quando é recomendado procurar pelo serviço.


Quando é recomendado recorrer a uma auditoria em condomínio?


Existem diversas situações em que recomenda-se a contratação de uma auditoria para que o condomínio não fique no prejuízo. Entre as mais comuns, destacam-se:


● Má administração - o problema da má gestão do condomínio pode ser ocasionado tanto pela má fé, como pela incapacidade de gerenciar do síndico. Esses são sinais de que o condomínio não tem uma boa gestão, sendo necessário avaliar provas e levantar informações, para assim buscar uma solução que possa reverter a situação e resolvê-la;

● Qualidade e preço dos produtos e serviços - é importante que os condôminos se atentem quanto ao valor e a procedência dos serviços prestados e produtos adquiridos, se estão de acordo com as necessidades e situação financeira do condomínio;

● Fraudes no caixa do condomínio - uma das situações que podem ser verificadas através da auditoria em condomínio é o uso de recursos financeiros do empreendimento para custear despesas pessoas. Este caso é considerado como fraude, e ocorre quando o síndico por má conduta ou por falta de competência acaba misturando o seu dinheiro com o do condomínio.


Manter uma boa gestão do seu condomínio é importante para todas as partes envolvidas, tanto para os síndicos, como para os condôminos, por isso recomenda-se a realização de uma auditoria para assegurar que os melhores investimentos estejam sendo feitos para o imóvel.


Conheça a TG uma empresa referência em auditoria de condomínio


A TG Perícia é uma empresa cujo foco principal é prestar serviços diferenciados com excelência para as áreas de perícia, avaliação, auditoria e consultoria. Para isso, conta com uma equipe de sócios com mais de 15 anos de vasta experiência no mercado, consolidando-se como uma especialista em consultoria, perícia e avaliação.


Além disso, conta com um histórico com mais de 1 mil pareceres e laudos elaborados, e uma equipe de auditores atualizados e experientes.


Temos uma equipe de profissionais qualificados e experientes para oferecer o serviço de auditoria em condomínios para síndicos.


Nossa sede está localizada no centro de Brasília, e conta com estrutura e instalações modernas e funcionais.


Conclusão


Durante este artigo, pudemos esclarecer algumas questões a respeito do serviço de auditoria na prestação de contas do condomínio. Esperamos que você tenha compreendido a importância deste trabalho e como ele pode fazer a diferença para uma melhor administração e gestão financeira do seu condomínio.


Já que chegamos ao final do conteúdo, que tal recapitularmos um pouco do que vimos? Primeiro apresentamos um panorama geral do que é a auditoria em condomínios e como ela pode ajudar o síndico na resolução de problemas financeiros e adequar a gestão de acordo com a real situação do condomínio.


Em seguida vimos como de fato a auditoria atua dentro da administração de condomínios, apresentando as suas principais áreas de atuação e a importância da contratação de um profissional capacitado para colocar em prática as técnicas mais adequadas para o levantamento de dados e informações e assim obter um relatório da real situação financeira.


Depois aprendemos quem deve ser contratado para exercer a função de auditor em condomínios, sendo necessária a contratação de um profissional registrado no Conselho Federal de Contabilidade e que possua o cadastro de Nacional de Auditor Independente.


Também vimos quais as principais responsabilidades atribuídas ao auditor, e que este profissional deve ser imparcial, podendo realizar um trabalho transparente e com total credibilidade. Ainda neste tópico abordamos algumas dicas para acertar na contratação de um auditor ou uma empresa especializada em auditoria.


Conhecemos algumas situações em que se recomenda o serviço de auditoria e como ela pode salvar o condomínio de uma má gestão.


Por fim, fomos apresentados a TG Perícia, uma empresa com vasta experiência e capacitação no mercado para a realização de auditorias, que conta com uma equipe formada por profissionais qualificados e experientes.



Procure os serviços de auditoria para condomínios da TG


Se você é síndico de um condomínio e se preocupa com a administração do imóvel de forma correta e de modo que invista no que realmente atenda as necessidades e esteja de acordo com a realidade financeira do empreendimento. A TG Perícia coloca à disposição o serviço de auditoria para uma avaliação periódica das finanças do seu condomínio.


Temos uma equipe de auditores com formação e registro nacional de auditor independente, estando aptos a oferecer todo o suporte que o seu condomínio possa precisar, para passar por uma crise financeira e evitar problemas futuros.


Não perca tempo pesquisando, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre o serviço de auditoria em condomínios e saiba como resolver de uma vez por todas os problemas financeiros do seu condomínio!


Contrate-nos para receber uma avaliação imparcial e evitar que o seu condomínio enfrente problemas por conta de má administração! Entre em contato agora mesmo!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo