• Autor citado no texto

Descubra quais são as vantagens em realizar o planejamento tributário

São muitas as burocracias tributárias que as empresas brasileiras devem tratar, sendo algumas delas com um alto grau de complexidade. Desse modo, existem muitas dúvidas a respeito das obrigações fiscais, sendo fundamental a realização do planejamento tributário.


Em suma, o planejamento tributário refere-se a gestão de pagamento dos tributos de uma empresa, abrangendo também as análises e estudos feitos para encontrar uma forma legal de redução da carga tributária que incide sobre a instituição.


Portanto, o principal propósito de realizar o planejamento tributário é reduzir as despesas de uma empresa. O que implica a diminuição do volume de pagamento de tributos e dos valores atribuídos ao negócio, processo conhecido como elisão fiscal.


Sendo assim, planejar a carga tributária da sua empresa, pode ser muito vantajoso financeiramente para o seu negócio. Que tal conhecer mais sobre outras vantagens que o planejamento tributário pode contribuir para a sua empresa?



Como organizar o planejamento tributário?


Em primeiro lugar é preciso estruturar o planejamento tributário, sendo importante contar com o auxílio de um contador para avaliar as principais características do seu negócio, e através dessa análise conseguir a orientação necessária para determinar as decisões sobre os tributos e impostos.


Do mesmo modo, que administramos o caixa, as vendas e demais áreas de uma empresa, as obrigações fiscais devem ser organizadas e planejadas corretamente. Por isso, dividimos o planejamento tributário em duas categorias:


● Operacional - trata-se do estabelecimento de procedimentos na sua empresa para o cumprimento das obrigações legais. Sendo importante alinhar com a contabilidade as tarefas, para garantir o correto cumprimento com a escrituração das operações e do pagamento de todos os impostos.


● Estratégico - o planejamento operacional só terá resultados, se antes for feito o planejamento estratégico. Este é responsável pelo enquadramento da empresa no regime tributário coerente, tendo todo conhecimento necessário sobre as particularidades fiscais, que apresentam variações de acordo com o ramo de atividade da empresa e demais questões.


Estando tudo devidamente alinhado, fica muito mais fácil garantir que o seu negócio esteja em cumprimento com as exigências legais, bem como com o pagamento dos valores dos tributos. Não tendo nenhum problema com a justiça.


Dessa forma, podemos concluir que de fato planejar a carga tributária pode trazer benefícios para os seus negócios. Conheça a seguir algumas das principais vantagens do planejamento tributário.



Entenda a importância e as vantagens de planejar a carga tributária da sua empresa


Como vimos anteriormente, o principal objetivo de implantar o planejamento tributário na sua empresa é minimizar as suas despesas. Porque afinal, um dos principais fatores para o sucesso de uma empresa é a competitividade, podendo alcançá-la através de um preço de venda acessível, e um dos fatores que podem atrapalhar o seu negócio são os altos impostos.


Existem muitas vantagens em adotar o planejamento tributário no seu negócio, quando este for executado de forma correta, como veremos a seguir.


  1. Redução dos custos da empresa - um planejamento tributário bem elaborado, pode reduzir por completo de forma legal, o pagamento de impostos que incidem sobre a sua empresa. Possibilitando a identificação do regime tributário mais conveniente e a avaliação das oportunidades de isenção fiscal. Evitando a cobrança de multas pelo descumprimento ou sonegação, reduzindo os custos.

  2. Aproveitamento de créditos fiscais - o planejamento pode auxiliar na recuperação de créditos fiscais, muitas empresas podem aproveitar os créditos do IPI ou PIS/Cofins, dependendo das condições.

  3. Facilita as atividades de contabilidade - a adoção do planejamento ajuda a organizar tudo o que diz respeito ao pagamento de impostos, mantendo assim o cumprimento com o pagamento de tributos em dia.

  4. Estabelece melhor compreensão da regulamentação fiscal - a organização do planejamento tributário, auxilia na compreensão de quais obrigações fiscais devem ser cumpridas e em qual momento.

  5. Amplia a possibilidade de competitividade - sendo este o resultado mais esperado pelas empresas, torna-se competitiva. Obtendo a redução de custos é possível investir em melhorias. Este fator interfere positivamente nas atividades da empresa, destacando-a no mercado.


Podemos concluir que o planejamento tributário promove a redução do pagamento de impostos, gerando mais lucros para a empresa, dando a oportunidade de investir em melhorias para tornar seus produtos ou serviços mais competitivos e consequentemente conquistar sucesso de mercado.


Para usufruir desta ferramenta recomenda-se a procura por ajuda profissional, como uma empresa de consultoria empresarial. Só ela é capaz de identificar todos os cenários possíveis, do que um empreendimento pode fazer para diminuir seus impostos de forma legal.


Não sendo uma prática obrigatória, mas muito vantajosa para os mais diversos empreendimentos. Conheça a seguir as principais etapas para realizar o planejamento tributário.


Quais as etapas principais para executar o planejamento tributário?


Normalmente, encarregado para a área de contabilidade, o planejamento tributário passa por diferentes etapas que são importantes para garantir o seu bom resultado.


A primeira delas é a coleta de dados, que consiste na junção de todos os dados relevantes à empresa como: porte e estrutura, enquadramento tributário, ramo de atividade e atividades operacionais, administrativas, contábeis e financeiras.


É imprescindível reunir o máximo de informações que possam estar relacionadas ao pagamento de tributos.


Em segundo lugar, é preciso identificar a natureza jurídica da empresa, podendo analisar quais formatos de enquadramento ela se encaixa, observando particularidades e imposições legais de cada um deles. Podendo definir também quais os regimes tributários podem ser escolhidos pela instituição.


O próximo passo é estudar e escolher o regime tributário, essa é a etapa mais importante do planejamento, pois ele é que estabelece quais os impostos que a empresa deve pagar. A etapa seguinte consiste na análise do impacto dos impostos sobre a empresa, realizando a elaboração do plano tributário.


Para a fase final da elaboração do planejamento tributário é importante encontrar um parceiro, contratando um profissional de contabilidade ou empresa especializada no segmento para te ajudar a lidar com a legislação.


Depois é importante estabelecer um cronograma com a data de início do plano e o prazo de entrega. Após é necessário recolher informações para a base de cálculo, identificar todos os cenários futuros possíveis sobre a situação da empresa e por fim manter revisões periódicas para que a empresa acompanhe as mudanças na legislação.



Conheça a importância do planejamento tributário para a legalização da sua empresa


Nem todos os empresários conseguem enxergar a importância que o planejamento tributário apresenta para o seu negócio, categorizando a atividade como algo de menor relevância.


Isso porque, muitos empresários desconhecem o impacto que tais tributos incidem sobre as finanças da empresa, e não conhecem as possibilidades que o planejamento pode oferecer para melhorar o cenário e seguir cumprindo com a legislação vigente.


Mas se engana também quem acredita que o planejamento tributário bem estruturado, possui apenas vantagens econômicas para sua empresa. Elaborá-lo é relevante para garantir que toda a documentação fiscal esteja organizada.


Esses documentos serão necessários para realização de análises e simulações, onde será possível identificar os melhores cenários para aplicar o planejamento tributário, verificar se todos os impostos e tributos foram pagos e se a documentação está em conformidade com a legislação.


Uma vez que todos os documentos estejam de acordo com a lei, você terá mais tempo para administrar a sua empresa e organizar outras áreas. Contar com o auxílio de um profissional pode ser um grande diferencial.



Porque é importante contar com ajuda profissional para realizar um bom planejamento tributário?


O planejamento tributário é uma atividade que necessita do registro permanente de operações, pertencentes a área da contabilidade. Sendo necessário para a sua correta execução a apresentação de dados precisos, atuais e confiáveis.


Portanto, a ajuda de uma empresa de consultoria tributária torna-se fundamental para a correta elaboração do planejamento tributário. Colocando toda a experiência de seus profissionais para controlar, conciliar e apurar os impostos e tributos do seu empreendimento.


Além disso, o profissional poderá alinhar suas “descobertas” com outras áreas da empresa, durante a coleta de dados e assim evitar a ocorrência de falhas durante a elaboração e execução do planejamento tributário.


Em um país onde são criadas por dia, cerca de quarenta e seis novas regras tributárias, contar com o apoio de uma consultoria especializada em tributos faz toda a diferença para que o seu negócio esteja enquadrado dentro das exigências da legislação tributária, e pagando os impostos devidos em dia.


Dessa forma, é possível reduzir as atividades da empresa de forma legal e ainda realizar a recuperação de impostos, diminuindo as despesas da sua empresa.



Confira uma empresa especializada em consultoria tributária


A TG é uma empresa de consultoria empresarial que foi criada para prestar serviços diferenciados e de excelência nas áreas de perícia, avaliação, auditoria e consultoria. Nossa empresa é formada por sócios com mais de 15 anos de experiência e atuação no mercado.


Possuímos vasta experiência atuando com consultoria, perícia e avaliação, somando mais de mil pareceres e laudos elaborados.


No que se refere ao planejamento tributário, contamos com uma equipe de especialistas capazes de executar diagnósticos tributários precisos, podendo apresentar os melhores cenários de economia tributária e a recuperação de impostos pagos a maior.


Durante os nossos anos de atuação, solucionamos diversas situações fiscais sempre de acordo com o porte e regime tributário de cada empresa, para que possamos melhorar o fluxo de caixa, através da redução de impostos e recuperação fiscal. Tudo isso realizado com integridade e em conformidade com as normas estabelecidas pela legislação fiscal.



Conclusão


Esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas a respeito do planejamento tributário, após ter acompanhado o artigo que preparamos. Apresentamos as vantagens que o planejamento tributário pode trazer para o seu empreendimento e demais informações sobre a atividade que são relevantes para que você adote a ferramenta na sua empresa.


Primeiro vimos como deve ser organizado o planejamento tributário, que possui duas categorias, a operacional onde são estabelecidos os principais procedimentos para a sua elaboração e o estratégico que refere-se a parte de alinhamento de todas as informações legais da empresa.


Depois aprendemos qual a real importância do planejamento tributário para a redução de gastos de uma empresa, e quais são as vantagens da sua implantação no seu empreendimento.


Em seguida, conhecemos quais são as principais etapas para a elaboração do planejamento tributário, que inicia-se com a coleta de informações relevantes para os tributos da empresa e termina com a execução do plano tributário.


Também compreendemos que não são apenas vantagens econômicas que o planejamento tributário pode conferir a uma empresa, que tais procedimentos são fundamentais para manter a organização dos documentos da empresa, podendo cumprir com as exigências da legislação fiscal.


Por fim, entendemos sobre a importância de contar com a ajuda de uma empresa de consultoria tributária, que estará atualizada com as novas regras tributárias para poder garantir que o seu negócio esteja cumprindo com todas as exigências cabíveis ao seu regime tributário.


Agora você já sabe que a TG conta com profissionais especializados para elaborar e executar o planejamento tributário da sua empresa. Contrate nossos serviços diferenciados!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS e Cofins

Como afeta a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e Cofins? De acordo com o Supremo Tribunal Federal, a partir de 15 de março de 2017 será feita a exclusão do ICMS (Imposto sobre Circulação de M