• Autor citado no texto

Descubra como usar a gestão de riscos como ferramenta estratégica

A gestão de riscos consiste em uma série de métodos estratégicos cujo objetivo é identificar, analisar, planejar e monitorar os riscos e oportunidades que uma empresa ou projeto pode estar sujeita.


Tais métodos fazem parte de um trabalho preventivo que tem como objetivo antecipar possíveis situações tanto positivas, como negativas, implantando essa prática em todos os processos internos da empresa.


Por meio da gestão de riscos ameaças poderão ser identificadas, permitindo assim a elaboração de planos de contingência e uma melhor administração dos recursos. Dessa forma, é possível gerar processos eficientes e mais seguros.


É possível afirmar que a empresa que não executa a gestão de riscos fica mais vulnerável a fatores externos, não sendo capaz de identificar as oportunidades.


Continue acompanhando o texto a seguir e confira o que a gestão de riscos pode fazer pela sua empresa, quais os riscos existentes e muito mais.


O que a gestão de riscos permite a uma empresa fazer?


Como vimos anteriormente, a gestão de riscos é um conjunto de métodos que tem por objetivo realizar um trabalho preventivo, para saber contornar da melhor maneira situações de ameaças e aproveitar as oportunidades.


Em situações em que o cenário não pode ser previsto anteriormente, a gestão de riscos propõe estimular a empresa para adoção de um comportamento mais dinâmico possibilitando respostas mais rápidas aos acontecimentos.


Implantar a gestão de riscos pode ser uma importante ferramenta estratégica para o crescimento e sucesso de uma empresa. Isso porque, trata-se de um método capaz de garantir que a empresa alcance seus objetivos e metas, tornando-se uma peça fundamental para o planejamento estratégico.


Entre os procedimentos que a gestão de riscos permite a uma empresa fazer, destacam-se:


● Identificar os riscos e oportunidades;

● Planejar e definir ações para prevenção ou redução dos impactos e situações negativas;

● Planejar melhorias para um aproveitamento máximo dos cenários positivos;

● Mensurar os impactos;

● Monitorar e controlar as ameaças.

● Detectar falhas nos processos internos da empresa.


É importante ressaltar que os riscos não são os mesmos para todas as empresas, sendo necessário olhar para o seu próprio planejamento estratégico para aprender como identificá-los.


Agora que você já sabe quais os procedimentos que o gerenciamento de riscos permite a sua empresa fazer, confira a seguir quais os tipos de riscos existentes.


Conheça os tipos de riscos que uma empresa está sujeita


Os riscos são originários de incertezas, podendo ser um acontecimento, uma condição, uma consequência ou uma condição futura que pode prejudicar a sua empresa ou projeto.


Sendo assim, os riscos podem ser divididos em dois tipos: os riscos internos como financeiro, ambiental, social, conformidade e tecnológico e os riscos externos macroeconômico, ambiental, social, político, de imagem, legal, ações da concorrência, etc.


São alguns exemplos de riscos:


● Acidentes de trabalho;

● Acidentes ambientais;

● Aumento dos gastos com produção;

● Aumento dos impostos;

● Processos judiciais;

● Identificação de fraudes nas finanças ou gastos inesperados;

● Questões logísticas ou de estoque;

● Imagem da empresa prejudicada por conta de um ocorrido.


Para uma melhor identificação dos riscos é preciso de um bom planejamento estratégico, alinhado à gestão de riscos.


Você já sabe como os riscos são classificados e alguns exemplos de situações que possam colocar a sua organização em uma situação de ameaça. Que tal saber como implementar a gestão de riscos na sua empresa?


Saiba como aplicar a gestão de riscos na sua empresa


A primeira etapa para a aplicação da gestão de riscos em uma empresa é conhecer melhor a organização, podendo identificar seus pontos de vulnerabilidade, ou seja, detectar os fatores que possam prejudicar o seu desempenho.


Para isso, é preciso identificar em que estágio o empreendimento encontra-se, se está na fase de crescimento, expansão ou consolidação, por exemplo. Dessa forma, é possível identificar os riscos e classificá- los para saber como evitá-los.


O próximo passo é a etapa de mensuração dos riscos, onde é possível transformar a gestão de riscos em valores concretos, permitindo um mensuramento mais frequente, de quando o gerenciamento ocorre e os impactos da sua perda.


Essa mensuração, pode ser feita através de análises quantitativas e qualitativas, que indicam quando um determinado problema acontece ou o motivo de uma perda consideravelmente baixa, são alguns exemplos.


A terceira etapa, é a fase de tratamento de riscos, onde é feita a sua organização de acordo com a sua importância e urgência, dessa forma, os riscos de maior impacto são tratados com prioridade.


Depois é preciso definir de que maneira cada um dos tópicos será abordado, definindo quais riscos devem ser evitados, retidos, reduzidos e explorados.


A quarta e última etapa de implementação da gestão de riscos, é a etapa de monitoramento, realizando o acompanhamento de perto de cada uma das etapas anteriores, observando como os ricos se comportam e se exige alguma ação.


Recomenda-se o investimento em inovações que promovam o controle automatizado, focando na emissão de relatórios de desempenho, que pode instaurar uma comunicação interna efetiva para a transmissão de políticas, procedimentos e demais medidas.


Você já aprendeu o passo a passo para a aplicação da gestão de riscos na sua organização, descubra quais os benefícios dessa decisão, a seguir.


Principais benefícios de implantar a gestão de riscos na sua empresa


Existem muitos fatores que favorecem o surgimento de riscos para a sua empresa, como instabilidade econômica e política, tecnologias avançadas, globalização, dentre outros. Por isso, é importante detectar as oportunidades e ameaças para garantir que seu negócio tenha competitividade no mercado.


Confira os três principais benefícios em aplicar a gestão de riscos ao seu negócio.


  1. Aumenta a lucratividade - a gestão de riscos promove uma taxa maior de lucros para a sua empresa, uma medida capaz de prevenir os custos, mais do que remediá-los. Além disso, controla os riscos possibilitando lidar com as ameaças, antes mesmo delas se instalarem e causar graves prejuízos;

  2. Evita perdas financeiras inesperadas - se lançar no mercado sem ao menos conhecer ou analisar os riscos, pode ser uma decisão com alta probabilidade de gerar prejuízos. São muitos os casos de empresas que sofreram perdas significativas, por falta de uma gestão de riscos;

  3. Melhor organização dos processos e recursos internos - com a implementação da gestão de riscos é possível otimizar da melhor forma seus recursos, definir os processos que são mais seguros e eficazes para o seu negócio. Dessa forma, potencializa-se também, a produtividade da sua equipe.


Portanto, aplicar a gestão de riscos na sua empresa favorece a identificação de oportunidades e ameaças, além de permitir estabelecer metas e objetivos, podendo melhorar a competitividade da empresa diante do mercado e construir uma boa imagem perante a concorrência.


A gestão de riscos, permite que todas as pessoas e departamentos estejam unidos e possam entender os propósitos e como colaboram para a mitigação dos riscos, para que o seu negócio ou projeto tenha maior desempenho e produtividade.


Depois de conhecer os benefícios que a gestão de riscos promove a sua empresa, que tal conferir uma instituição que pode te auxiliar com a implantação do método.


Conte com uma equipe de especialistas para a implantação da gestão de riscos


A TG Perícia é uma empresa cujo foco é prestar serviços com diferenciais e excelência nas áreas de perícia, avaliação, auditoria e consultoria. Sua equipe de sócios possui mais de 15 anos de experiência no mercado, uma empresa com vasta atuação em consultoria, perícia e avaliação.


Além disso, possuímos um histórico de mais de mil paredes e laudos elaborados. Temos profissionais qualificados e experientes para auxiliar na implantação da gestão de riscos na sua empresa.


Nossa equipe é dedicada a prestar serviços de perícia judicial, perícia extrajudicial, assistência técnica, assessoria e consultoria pericial com foco nas áreas de avaliação de empresas, avaliação mercadológica de imóveis, apuração de haveres, lucros cessantes e cálculos judiciais.


Conclusão


Estamos chegando ao final deste artigo que abordou sobre a importância da gestão de riscos como ferramenta estratégica. Que tal recapitularmos os pontos mais relevantes sobre o tema?


Primeiro descobrimos o que é a gestão de riscos, um método usado pelas organizações para identificar, planejar, analisar e monitorar as situações de oportunidades e ameaças. Vimos que trata-se de um trabalho de prevenção, preparando as empresas para agirem em situações positivas e negativas.


Em segundo lugar, vimos o que a gestão de riscos faz para as empresas, sendo seu papel fundamental na identificação das ameaças e oportunidades, no planejamento das ações preventivas e em melhorias para aproveitamento das situações positivas e no controle das ameaças.


Também vimos como os riscos são classificados em internos e externos, e destacamos alguns tipos de riscos mais comuns.


Depois aprendemos algumas dicas para a implantação da gestão de riscos no seu negócio, que começa com a organização interna na empresa, passando pela mensuração e tratamento dos riscos e por fim o monitoramento das etapas.


Em seguida apresentamos os principais benefícios da gestão de riscos para o seu negócio, aumentando os lucros, prevenindo as perdas financeiras e promovendo maior otimização dos processos e recursos internos.


Por fim, fomos apresentados à TG Perícia, uma empresa com vasta experiência em consultoria, avaliação e perícia que conta com profissionais qualificados e experientes para te ajudar a implantar a gestão de riscos com uma ferramenta estratégica ao seu negócio.


Contrate os serviços da TG Perícia para uma melhor aplicação da gestão de riscos na sua empresa


Precisando implementar uma estratégia que permita identificar, analisar, planejar e monitorar os riscos e oportunidades que a sua empresa possa estar sujeita? Com a ajuda dos profissionais da TG é possível.


Nossa empresa é formada por sócios com vasta experiência em serviços de consultoria, perícia e avaliação. Estamos localizados no centro de Brasília, com uma sede cuja infraestrutura e instalações são modernas e funcionais.


Contrate nossos serviços para otimizar o uso dos recursos financeiros da sua empresa, investindo em melhorias que podem impedir que as ameaças geram algum impacto negativo a sua empresa.


Provendo, assim oportunidades, que apenas com a implantação da gestão de riscos é possível garantir, como a otimização dos processos internos para que a sua empresa possa desfrutar apenas das situações favoráveis que geram lucros.


Damos todo o suporte necessário para que a sua empresa possa tomar decisões importantes para a administração do seu negócio. Realizando mais que a implantação da gestão de riscos, podemos auxiliar também no monitoramento e controle, com o objetivo de verificar se existem riscos significativos, analisar a sua eficiência e se é necessário reavaliar as estratégias utilizadas, acompanhando o surgimento de novos riscos e oportunidades.


Confie no trabalho da nossa equipe de profissionais qualificados e competentes. Estamos à sua disposição para oferecer todo o suporte e orientação para implantar um conjunto de métodos que podem salvar a sua empresa de ameaças e ainda aproveitar ao máximo as oportunidades.


Não perca tempo entre em contato com nossa equipe e tenha acesso a melhor consultoria em gestão de riscos para controlar da melhor maneira as ameaças e oportunidades que estão reservadas a sua empresa!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo