• Autor citado no texto

Confira as melhores práticas de governança corporativa e saiba como usá-las

Antes de mais nada, é preciso definir o que é a governança corporativa. Governança Corporativa consiste em um conjunto de práticas cujo objetivo é alinhar os desejos da administração de uma empresa aos interesses dos seus acionistas.


Sendo assim, a governança corporativa nas empresas promove uma convivência mais amigável entre o capital, a gestão, os responsáveis pela instituição e a sociedade onde a empresa será inserida.


As chamadas melhores práticas de governança são pautadas pela ética, que é consolidada na aplicação de valores e princípios que devem ser exercitados diariamente pelos sócios, administradores, gestores, funcionários e colaboradores de uma empresa.


Os quatro valores da governança corporativa devem ser preservados, para que o processo dentro das organizações funcione perfeitamente. São eles:


  1. Equidade - que refere-se ao tratamento igualitário entre os sócios e as outras partes interessadas;

  2. Prestação de contas - os responsáveis pela governança devem assumir todos os seus atos e omissões;

  3. Transparência - esse é um fator indispensável para conquistar a confiança tanto interna, como externa;

  4. Responsabilidade corporativa - refere-se ao zelo pela sustentabilidade da empresa, visando a sua longevidade e implementando questões sociais e ambientais.


Para a aplicação das melhores práticas de governança corporativa dependem da transformação dos seus princípios em atitudes. Dessa forma, facilita o acesso ao capital, otimizando o desempenho e contribuindo para a longevidade da empresa de maneira mais sustentável e lucrativa.


Se você possui uma empresa e quer descobrir como aplicar as melhores práticas de governança corporativa na sua organização, continue acompanhando este artigo.


Conheça o método dos 8 P’s para aplicar as melhores práticas de governança na sua empresa


Os chamados 8 P 's são princípios da governança corporativa, que ajudam a colocar em prática uma boa gestão, promovendo o equilíbrio empresarial, proporcionando alinhamento interno e aumentando os resultados positivos da empresa.


Essa metodologia foi criada pelos professores José Paschoal Rosetti e Adriana Solé e estão destacados no livro “Governança corporativa: fundamentos, desenvolvimento e tendências”.


Os 8 princípios da governança corporativa são:


  1. Propriedade - é a diretriz base para avaliação das estruturas e regime legal que constituem a empresa. Ou seja, avalia se a empresa é de capital misto, aberto ou fechado, familiar estatal, anônima, etc. Esse princípio tem como objetivo mensurar a coesão entre os acionistas e como é realizada a sucessão do direito à propriedade;

  2. Princípios - formam a base ética de qualquer empresa e também dá suas diretrizes de governança corporativa;

  3. Propósitos - refere-se à qualidade e consistência do planejamento estratégico. Seu objetivo é medir o alinhamento da missão, visão e planos táticos de uma empresa;

  4. Papéis - o sucesso de uma estratégia de governança corporativa depende do empenho e da divisão de papéis e funções de toda a organização. As funções devem ser determinadas de acordo com o cargo ocupado, por isso é fundamental estabelecer o que cada um deve fazer;

  5. Poder - este deve ser exercido de forma ética, não sendo voltado para benefício próprio, só dessa forma que a governança corporativa poderá gerar resultados;

  6. Práticas - as práticas dentro de uma organização devem ser pautadas pelo bom senso e humanidade. As boas práticas estão focadas em dois fatores, são eles os dados (todas as ações baseadas em dados reais e factuais) e a governança, risco e compliance ( refere-se ao fato da necessidade de integração dos processos dentro da empresas, para que a estratégia seja unificada e transparente, além de estar de acordo com os princípios legais);

  7. Pessoas - o objetivo dessa medida é mensurar a qualidade do RH e dos processos de recursos humanos. Se o processo é estratégico ou não, como é o ambiente organizacional e se é bem estruturado e como é feita a sucessão de todos os níveis hierárquicos;

  8. Perpetuidade - está diretamente relacionado à longevidade da empresa, ou seja, em manter a organização viva, atuante e com total participação na sociedade.


Agora que você já sabe quais os principais princípios para a implantação das melhores práticas de governança corporativa, que tal entender qual a sua importância para as empresas?


Qual a relevância da aplicação dos 8P 's para colocar em prática as melhores ações de governança corporativa?


Em primeiro lugar é preciso ressaltar que qualquer empresa que se preocupa com a credibilidade, lucratividade, patrimônio e prosperidade deve aplicar os 8 P 's da governança corporativa.


Isso porque, através deles é possível atuar com mais transparência, garantir mais segurança para os seus investimentos, alinhando tudo isso com as necessidades e expectativas das partes interessadas, para que possam entender e conhecer a sua organização.


Ou seja, é através da aplicação dos princípios da governança corporativa que é possível adotar uma boa gestão, melhorando o equilíbrio da corporação, promovendo alinhamento interno, transparência e consequentemente trazendo bons resultados para a sua empresa.


Vale lembrar, que governança corporativa não trata-se apenas como uma nova forma de administrar uma empresa, mas sim uma oportunidade de crescimento no mercado e valorização.


Já que você entendeu a importância do 8P 's para a aplicação da governança corporativa saiba as vantagens da sua implementação.


Principais vantagens da implementação das práticas de governança corporativa


Implementar as melhores práticas de governança corporativa, pode ser algo muito vantajoso para a sua empresa, atribuindo vantagens que vão muito além do aumento do seu capital.


Entre as vantagens que aplicação das práticas de governança corporativa, podem atribuir a uma empresa, destacam-se:


● Favorece a credibilidade da organização diante ao mercado;

● Previne problemas como fraudes e erros com questões de cunho administrativo;

● Diminui os gastos do capital;

● Otimiza o desempenho operacional;

● Age contra as ações de abuso de poder dos gestores, já que o poder é descentralizado;

● Evita o conflito de interesses;

● Previne que informações privilegiadas sejam compartilhadas e usadas apenas entre um pequeno grupo de pessoas.


A maioria das vantagens da governança corporativa estão em oposição aos principais problemas encontrados na gestão das empresas. Por isso, essa forma de gestão empresarial ajuda a romper muitos dos desafios enfrentados pela equipe administrativa.



Essa forma de gestão foi condicionada, para grandes empresas de capital aberto, entretanto não existe nada que impeça que empresas de pequeno e médio porte também adotem esse modelo de gestão.


Você já está familiarizado com as vantagens da aplicação da governança corporativa, descubra as principais funções da área.


Quais as responsabilidades da área de governança corporativa?


A área de governança corporativa tem uma função importante, garantir que todos os organismos da empresa trabalhem em conjunto para que funcionem perfeitamente. Ou seja, garantir que haja harmonia entre os departamentos, além dos investidores e administradores da empresa.


Só assim, é possível que haja uma comunicação mais efetiva entre todos os envolvidos nos processos financeiros, podendo promover o crescimento da organização. São algumas das responsabilidades atribuídas a área de governança corporativa:


● Promover os processos legais da empresa;

● Garantir e facilitar a participação dos acionistas nas tomadas de decisões;

● Tratar igual cada parte interessada;

● Estabelecer as responsabilidades nas estruturas organizacionais;

● Promover maior credibilidade às empresas principalmente no setor de negócios.


Sua estrutura irá depender do modelo de negócio, mas normalmente, coloca-se acima a figura do gerente geral, um modelo estrutural dividido em quatro pilares, são eles: conselho familiar/parceiros/acionistas, assembleia de acionistas, conselho administrativo e direção geral.


Você já conhece as principais funções da área de governança corporativa e sua estrutura, confira a seguir uma empresa que poderá te ajudar a implantar este modelo de administração na sua empresa.


Saiba como a TG pode te ajudar a implantar a governança corporativa


A TG Perícia é uma empresa que surgiu com foco em prestar serviços com diferenciais e excelência nas áreas de perícia, avaliação, auditoria e consultoria. Conta com sócios que possuem mais de 15 anos de experiência no mercado, uma empresa com vasta experiência de atuação em consultoria, perícia e avaliação. Temos um histórico com mais de mil pareceres e laudos elaborados.


Nossos profissionais são qualificados e experientes e possuímos um know-how de clientes de sucesso.


Conclusão


Estamos chegando ao final deste artigo sobre governança corporativa, que tal relembrarmos os principais pontos abordados sobre o tema?


Em primeiro lugar aprendemos o que é governança corporativa, uma série de práticas que tem por objetivo propor o alinhamento entre as vontades da administração da empresa e os interesses dos acionistas. Vimos também que as boas práticas de governança são pautadas em quatro pilares, são eles: equidade, prestação de contas, transparência e responsabilidade corporativa.


Depois conhecemos os 8 P 's que são os pilares para a implantação das melhores práticas de governança corporativa para garantir uma boa gestão e equilíbrio no ambiente corporativo, são eles: propriedade, princípios, propósito, papéis, poder, práticas, pessoas e perpetuidade.


Em seguida, compreendemos melhor a importância dos 8 P 's para a aplicação das melhores práticas da governança corporativa, que vai além de um modelo de administração, mas sim uma oportunidade de crescimento e valorização para as empresas.


Também vimos de que modo a implantação da governança corporativa pode apresentar vantagens para a sua organização permitindo que a empresa trabalhe em harmonia e gere resultados positivos.


Podemos aprender quais as funções da área de governança corporativa, que tem papel importante nas questões legais da empresa, bem como garantir a participação dos acionistas nas decisões, distribuir as funções operacionais e assegurar a credibilidade da organização.


Por fim, vimos que a TG Perícia é a empresa ideal para auxiliar as organizações a implantar as melhores práticas de governança corporativa nas organizações, pois conta com uma equipe de profissionais experientes e qualificados.


Procure a TG Perícia para ajudar na implantação das melhores práticas de governança corporativa


Com vasta experiência em consultoria, perícia e avaliação, a TG Perícia pode ajudar outras empresas a implantar as melhores práticas de governança corporativa. Contamos com uma equipe dedicada a prestar serviços de perícia judicial e extrajudicial, assistência técnica, assessoria e consultoria pericial nas áreas de avaliação de empresas, avaliação mercadológica de imóveis, apuração de haveres, lucros cessantes e cálculos judiciais.


Somos referência atuando na condição de perito judicial nas varas cíveis, de fazenda, execução extrajudicial e de família do TJDFT, atuamos também como perito assistente na Justiça Federal, Justiça Trabalhista, Justiça Estadual, Tribunal de Conas e Câmara de Arbitragem e Mediação.


Temos expertise e know-how necessários para levar nossos clientes ao sucesso. Atendemos empresas dos mais diversos segmentos e portes.


Nossa sede fica localizada no centro de Brasília e contamos com uma estrutura e instalações modernas e funcionais.


Não perca a oportunidade de crescimento e valorização da sua empresa, procure pela a ajuda dos profissionais experientes da TG Perícia para te auxiliar a implantar as melhores práticas de governança corporativa, gerenciando os melhores resultados para a sua empresa, tanto em lucros, como em longevidade.


Promova um maior equilíbrio no seu ambiente corporativo, alinhe as vontades da administração aos interesses dos seus acionistas, garanta a credibilidade, prosperidade e patrimônio. Contrate a TG Perícia para aproveitar todos os benefícios que a governança corporativa pode proporcionar a sua empresa. Entre em contato e conte com a consultoria especializada da TG Perícia!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo