• Autor citado no texto

A dinâmica da perícia psicológica no processo judicial

A perícia psicológica é um exame minucioso que se desenrola através da investigação clínica da personalidade, associada à análise dos fatos concomitante a dos sujeitos com base nos aspectos psíquicos e subjetivos.

A perícia psicológica buscará iluminar alguns pontos ao magistrado, como por exemplo, a dinâmica familiar e o funcionamento das partes; qual a função que tem para cada uma das partes o processo; os riscos para o desenvolvimento psíquico da criança ou adolescente; traços da personalidade dos pais ou comportamentos inadequados que possam oferecer riscos psíquicos a criança ou adolescente; assegurar que o melhor interesse da criança seja prioridade; verificar a capacidade emocional da criança ou adolescente segundo sua idade e se esta está vinculada a sua idade cronológica; verificar se novos encaminhamentos são necessários: acompanhamento psicológico, psiquiátrico, entre outros.

Fonte: https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/a-dinamica-da-pericia-psicologica-no-processo-judicial/

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Plano Collor nas Cédulas Rurais foi sancionado em 1990, sob a lei Nº 8024 que declarou novos índices de reajuste para os saldos de cadernetas de poupança Rural do BTN (Bônus do Tesouro Nacional). Es