Prédio com piscina

Auditoria e Perícia na Prestação de Contas do Condomínio

Três Cores irregulares

Auditoria na Prestação de Contas por que Contratar e Quando Contratar?

      Olá, normalmente quando se busca por um serviço de Auditoria ou Perícia na Prestação de Contas do Condomínio, o principal ponto a ser analisado é qual o motivo da contratação da Auditoria. Parece um pouco óbvio, mas a auditoria ou perícia em prestação de contas condominial podem ter objetivos distintos conforme a necessidade e realidade do condomínio.

      A motivação mais comum é a falta de transparência na prestação de contas, porém essa falta de transparência pode ter vários motivos, os quais destacamos:

1 - Relatório de prestação de contas confuso e faltando documentos;

2 - A não apresentação da prestação de contas na Assembleia;

3 - Dados incorretos e/ou incompletos;

4 - Falta de experiência do Síndico na gestão de recursos e contratação de serviços para o condomínio;

5 - Empresa de contabilidade condominial que não promove a retenção e emissão de guias dos tributos corretamente;

6 - Pagamentos de despesa ordinárias em atraso;

7 - Indícios de erros e fraudes;

8 - Indícios de gestão temerária dos recursos Financeiros do Condomínio.

      Se seu condomínio está incluso em uma das hipóteses acima, sugerimos uma Auditoria Investigativa ou uma Perícia Contábil na prestação de Contas, mas adiante vamos detalhar cada tipo de serviço.

     Por outro lado, temos administradores condominiais que zelam pela transparência na prestação de contas e com a finalidade de dar maior transparência e lisura sobre a gestão financeira, solicita auditoria para comprovar que não há qualquer erro/fraude na prestação de contas e por isso contratam uma Auditoria Preventiva ou Periódica, com a finalidade de prevenir, evitar/corrigir erros que possam causar danos aos recursos financeiros do condomínio.

       Nossa equipe é formada por Auditores e Peritos e está apta a atuar conforme a necessidade do condomínio entre em contato (clique aqui).

 

Auditoria Investigativa em Prestação de Contas do Condomínio

     A Auditoria Investigativa é comum nas seguintes hipóteses:

  • Relatório de prestação de contas confuso e faltando documentos;

  • A não apresentação da prestação de contas na Assembleia;

  • Dados incorretos e/ou incompletos;

  • Falta de experiência do Síndico na gestão de recursos e contratação de serviços para o condomínio;

  • Empresa de contabilidade condominial que não promove a retenção e emissão de guias dos tributos corretamente;

  • Pagamentos de despesa ordinárias em atraso;

     Na Auditoria Investigativa é realizada a análise e verificação da movimentação financeira do condomínio, analisando detalhadamente todos os documentos e identificando possíveis erros que estão resultando em prejuízo para o condomínio e condômino.

 

Case de Sucesso

    Diante da dúvida dos conselheiros e condôminos sobre a qualidade da gestão financeira realizada pela empresa de Síndico Profissional, a TG Auditoria e Perícia foi contratada para auditar minuciosamente as movimentações financeiras e verificar se os gastos estavam conforme definido em Assembleia.

 

    Ao auditar as movimentações financeiras, identificamos as seguintes falhas:

  • Pagamentos de juros e multa devido a quitação em atraso de despesas ordinárias, mesmo havendo saldo disponível em conta bancária;

  • Recebimentos de taxas condominiais em atraso sem a cobrança de juros e multas;

  • Falta de desconto do vale transporte na folha de pagamento dos funcionários;

  • Falta de pagamento de incentivo educacional previstos na convenção coletiva do empregados de condomínio;

  • Realização de despesas extraordinárias em valores acima dos autorizados em assembleia e convenção condominial.

 

    Como podemos verificar, não ocorreram fraudes explicitas, mas erros e equívocos que causaram prejuízo ao condomínio.

 

    Por fim o condomínio acionou judicialmente a empresa de sindico profissional e obteve o ressarcimento de todo o prejuízo sofrido.

 

   Se no seu condomínio também está ocorrendo situação semelhante, é necessário contratar uma Auditoria imediatamente, solicite uma proposta agora [clique aqui].

 
 
listras azuis no branco

Auditoria Preventiva/Periódica em Prestação de Contas Condominial

    Com vários anos de experiência em Auditoria na Prestação de Contas de condomínio, percebemos que administradores condominiais que zelam pela transparência na prestação de contas, com a finalidade de dar maior transparência e lisura sobre a gestão financeira, solicita auditoria para comprovar que não há qualquer erro/fraude na prestação de contas e por isso contratam uma Auditoria Preventiva ou Periódica, com a finalidade de prevenir, evitar/corrigir erros que possam causar danos aos recursos financeiros do condomínio.

 

    A grande vantagem da auditoria periódica é a identificação de pontos de risco de forma tempestiva, como mensalmente analisamos e emitimos os relatórios de auditoria para o sindico e conselheiros, é possível corrigir equívocos e ter uma prestação de contas livre de erros e distorções na Assembleia.

 

Case de Sucesso

   Por meio de nossas análises e procedimentos de auditoria mensais, identificamos a contratação de forma continua de prestadores de serviço autônomo, bem como o pagamento de 20% devido o INSS Patronal sobre a prestação do serviço. Após a identificação de tal fato foi recomendado ao condomínio que contrata-se apenas empresas para a prestação de serviço, economizando assim 20% sobre os valores pagos. Também foi identificado que o prestador de serviço de limpeza não estava recolhendo de forma devida o INSS e FGTS do empregados terceirizados, sendo certo que o condomínio tem responsabilidade solidária sobre tais contribuições. Após a identificação do fato pela auditoria, o condomínio reteve o pagamento devido ao prestador, efetuou o pagamentos dos encargos sociais em atraso e procedeu o a rescisão do contrato.

 

   Como se pode ver, a auditoria preventiva/periódica busca identificar erros/falhas e propor melhorias de forma tempestiva se antecipando a futuros problemas.

 

    Se você entende a importância de ter uma prestação de contas livre de erros e distorções e busca o melhor para o seu condomínio entre em contato e solicite uma proposta [clique aqui].

 
Três Cores irregulares

Perícia Contábil em Prestação de Contas Condominial

    Antes de falar sobre a Perícia Contábil na prestação de contas do condomínio, é importante esclarecer um questionamento corriqueiro entre nossos clientes, que é "qual a diferença entre Auditoria Investigativa e Perícia Contábil?".

 

   Bem, conceitualmente no universo condominial não teremos grandes diferenças entre a auditoria investigativa e Perícia Contábil.

 

  A grande diferença não está, exclusivamente, nos procedimentos de verificação e investigação e sim no formato, padrão e extensão do relatório a ser emitido de acordo com cada situação.

 

   Na Auditoria Investigativa será emitido relatório de auditoria, o qual tem o mesmo formato que um relatório de auditoria padrão e muitas vezes não atende quando a finalidade é iniciar uma demanda judicial.

 

   Por outro lado, o Parecer Técnico elaborado pelo perito contador possui as características intrínsecas e extrínsecas necessárias para fazer prova em um processo judicial. 

 

   A perícia contábil na prestação de contas tem como finalidade principal identificar erros intencionais e fraudes com a finalidade de simular operações financeiras e induzir os condôminos ao erro, simulando e "mascarando" informações na prestação de contas.

 

   Normalmente a Perícia Contábil na Prestação de contas é solicitada quando:

  • O administrador do condomínio não presta contas no prazo obrigatório;

  • Extravio de documentos;

  • Existência de documentos duvidosos ou ilegíveis para comprovar despesas;

  • Existência de despesas as quais não há a comprovação da prestação de serviço;

  • Aquisição de material para o condomínio em quantidades acima da necessidade do condomínio.

 

    Vale lembrar que na hipótese do administrador ainda estar cumprindo o mandato, cabe a ele decidir pela contratação da perícia contábil. Fato que dificilmente irá ocorrer, então para esses casos sugerimos que os condôminos realizem assembleia, nos termos previstos no código civil, para exigir a prestação de contas, caso não haja êxito na prestação de contas os condôminos podem ingressar com uma ação de exigir contas.

Case de Sucesso

   Devido a constantes postergações para para realiza a assembleia de prestação de contas, os condominos com o auxílio de um advogado, se organizaram e convocaram assembleia para destituição do síndico e eleição para um sindico temporário (mandato tampão). Após obterem êxito, contratram a TG Auditoria e Perícia para analisar as prestação de contas. Com detalhada análise, identificamos que alguns comprovantes de pagamentos eram falsificados e haviam saques sem a devida comprovação de despesas.

   O condomínio ingressou com ação de exigir contas e obteve a condenação do sindico que simulou os pagamentos e evitou saques sem comprovação

   Se no seu condomínio também está ocorrendo situação semelhante, é necessário contratar um Perito Contábil imediatamente, solicite uma proposta agora [clique aqui].

 

Entre em Contato

SHS Qd 06, Complexo Empresarial Brasil 21, Bloco "A", sala 501- Asa Sul - Brasília/DF CEP 70.316-000

(61) 2107-9494

Solicite sua Proposta